27 de junho de 2010

Espiralando

Um grupo de pessoas, de todos os tipos e tamanhos,
se aglomerava num hall de entrada imenso e comercial
defronte com uma porta cristalina de um elevador
e ao mesmo tempo com um lance de escadas
tão majestoso que chegava a doer-lhes os olhos.

O botão do elevador já tinha sido trabalhado anteriormente
e exibia uma luz bastante vermelha em suas bordas,
que refletia consideravelmente nos rostos
de todos aqueles homens e mulheres de pé
com expressões cansadas e maletas cansadas.

A escada continuava intocada mas brilhava também,
sem certamente desmerecer sua beleza,
num tom branco-pérola tão digno de seu material
polido pelo vento que entrava pelas janelas
e pelo olhar nojento e fulminante das pessoas em pé.

O elevador parecia fazer de propósito sua demora
imensurável nos suplícios apressados daquelas pessoas
que na sua pressa tão corrida e embalada, e corrida,
continuavam a esperar pelo elevador impacientes
mas parecendo demonstrar uma paciência inenarrável.

Pessoas estúpidas ou apenas cansadas, maculadas
de tempos passados, prováveis tempos tão preguiçosos
quanto os atuais, morrerão vivas encarando tão seriamente
o elevador que, quanto mais é requisitado de alma,
menos incita uma aparição – ação digna de aplausos.

Andem ou corram, não continuem a esperar o inalcançável
no exato momento em que existem saídas alternativas
a seus problemas cismados em não haver solução viável.
Acordem, bando de estúpidos sofridos que adoram sua condição
virem à esquerda e peguem esse diabo chamado escada.

52 comentários:

Pierrot disse...

Nossa...
MCurioso pensarmos no cotidiano em versos. Mais curioso é ter alguém para explanar assuntos tão peculiares com tanta inegridade.

Parabéns pelo texto.

Erzsébet disse...

Lindo, lindo, lindo. É incrível como, falando sobre um tema comum - como as cenas que vemos todos os dias em elevadores e as escadas sem uso - você consegue chegar a um assunto mto mais amplo. Às vezes as saídas alternativas são ignoradas por um falso juízo de inutilidade e lentidão. Lentas estão as vidas daqueles que não respiram e ficam sempre indo de um lugar à ele próprio.

Flaemmchen

Srt . Vasconcelos disse...

Me senti no dia-a-dia, me acalmou e me deixou feliz *-*

Marcos Lucas disse...

Adorei o poema e a forma que você tocou em um assunto difícil usando uma situação corriqueira.

Hugo Grokskreutz disse...

Nâo sou muito fã de blogs de versos, mas curti o texto...
Abraço

Anônimo disse...

muito bom...da até pra escrever um livro !!!


ahsh


parabens!!

http://ximbolistas.blogspot.com/

Lucas Leles disse...

hahaha... achei muito engraçado, cara. não sei se é uma especie de metafora sobre dificuldades q tem solução simples. mas a principio eu ri bastante. muito bom. xD

visite: http://mundoeumbigo.blogspot.com/

Blog Lomadee disse...

Olá parabéns pelo blog.
Ótimo visual.

Blog Lomadee

Karla Hack disse...

Achei perfeita a metáfora
E mais uma vez você arrasou no conteúdo...
Sempre uma forma dcriativa de escrever!
;D

desejaitado disse...

incrivel, simplesmente incrivel sua habilidade, sua pericia, em transformar e aprofundar tanto um tema tão comum, tão banal, que por muitos passa sem sequer um misero olhar... Ganhou um fã!

M!sunderstood disse...

Engraçado como eu tive uma percepção diferente das pessoas acima, sobre o seu poema.

pra mim pareceu que você quis descrever a escada, como sendo o caminho que leva ao céu, e o elevador como o caminho que leva ao inferno, pois é mais simples e sem complicações....

achei curiosamente bom, seu jeito de escrever também é incrivel, parabéns pelo blog, estou seguindo aqui.

abraços, m!sunderstood

http://reflexo-da-alma.blogspot.com

Vc curte rock? disse...

Mais uma carimbada COTIDIANA do Anpulheta!!!

Nunca tinha ouvido essa expressão. Espiralando?! kkkkkkk

Macaco Pipi disse...

nao pode perder o controle :d
muito bem!

Net Esportes disse...

sensacional cara, escreves como um mestre das palavras ....

Melhor Free disse...

Muito bom!!

tu gosta mesmo de escrever em!!
faz um livro!! xD

jaka disse...

isso ai me lembrou a historia da pedra sendo empurrada montanha a cima, e o ser la atras dela ate perder as forças no meio do caminho...

Caroline disse...

Acorde, bando de estúpidos...!

Nossa, como tenho vontade de dar ese "sacode" em tanat gente.

Fábio Flora disse...

Um elevador, uma escada, uma espera, um poema. O inesperado.

Abraços e sucesso com o blog!

Osrevelatti disse...

Oláaaa

Eu indiquei o seu blog a 2 selos.

Quando puder, dê uma passada lá pra pega-los

http://therevelatti.blogspot.com

Análise F.C disse...

Você conta histórias por meio de poemas.. sensacional.

http://analisefc.blogspot.com/

♫ Angélica ♥ Kawai ♪ disse...

Adorei teu texto!
Sério! Me vejo nessa "constante" em caixas de supermercado...

luciana disse...

incrivel como a gente espera o elevador mas se recusa a usar as escadas. vejo gente usando ele pra ir no primeiro andar.

Priscila Veronica disse...

Olá,td bem? Obrigada pelo coment no meu blog e como vc disse o nome já denuncia o que esperar da peça!(hot pants )
Abraço!

www.priscilainfashionland.blogspot.com

Caroline disse...

Tinha lido esse poema uma vez, mas acabei voltando aqui, porque tinha que voltar e tbm porque o Orkut me fez voltar... rs

Foi bom lê-lo novamente: vc e o poema. Tive outra percepção, outro entendimento, uma coisa mais subjetiva.

Obrigada pelo selo! Coloquei la no meu blog e fiz outras indicações. Pena que não pode indicar quem já tem o selo, pq seu blog é muito bom!

Até mais.

Macaco Pipi disse...

caindo muito bem!

thaaty disse...

carambaaa... adorei o.o' vc escreve muito... o texto é maravilhoso.
*seguindo o blog
bjsss

Thiago Costa Vieira disse...

Gostei muito do texto, na minha concpção, as pessoas infelizmente se acomodam, lastimavelmente elas esperam que uma oportunidade apareça na frente delas (o elevador nesse caso), mas se elas procurassem (olhassem para o lado), e tomassem ação,atigiriam seus objetivos ( subir pela escada).

Micael araújo Andrade disse...

Curioso seu texto!Bem elaborado e trás um significado oculto e aberto à várias interpretações!!

Djoni Filho disse...

Adorei o texto! Abre um leque de interpretações esignificados! Parabens!

------Publicidade------------
>> Comente que eu comento
>> Siga que eu te sigo

http://anuncioseganhos.blogspot.com

>> Troca de banners grátis
>> Publicação de Anuncios
>> Troca de Anuncios grátis
>> Ganhos com cliques em anuncios
>> Ganhos com indicações
>> Ganhos com pesquisas

..:: Bolão Wibi ::..

Participe do 1º bolão Wibi. Entre no blog, clique no link de indicação, passe esse link para seus amigos, faça pesquisas. A partir do momento que o Wibi disponibilizar o dinheiro na conta paypal/pagseguro do blog, o membro que mais tiver indicado levará R$50,00!

Promoção válida enquanto não ocorrer o depósito Wibi. Não perca!

Sandinha disse...

Uauuu, mas poxa... É mais fácil esperar por um elevador que para em TODOS os andares, do que ir pelo diabo do elevador!

Gosto de ler sobre o cotidiano, esse é o melhor texto teu que eu já li :)

Muuuito bom, abraços (:

Sandinha disse...

Uauuu, mas poxa... É mais fácil esperar por um elevador que para em TODOS os andares, do que ir pelo diabo do elevador!

Gosto de ler sobre o cotidiano, esse é o melhor texto teu que eu já li :)

Muuuito bom, abraços (:

Caio Gomes disse...

Ih, é melhor esperar o levador, vai que a pessoa mora no 30º andar? shuahushuahsuahuhs

Sandro Batista disse...

Nossa!! Usou o cotidiano pra deixar uma mensagem muito forte no final! Perfeito!

Eu não espero o elevador! Nunca! Minha vida tem muita pressa!

abração

http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

Anônimo disse...

João, além de esculaxar na inteligência, vc esculaxa tb escrevendo (não vou tentar fazer um comentário fingindo ser intelectual com palavras difíceis :D).
Achei esse, sem dúvida, um dos melhores textos, pq o final me surpreendeu muito. Incrível a forma como vc comparou as nossas escolhas (sempre pelo mais fácil) com o elevador/escada.
Julia Vital.

Alexandre Terra disse...

otimo texto cara! sempre assim seu blog, mt bom!

Wander Veroni disse...

Excelente crônica. Gostei do modo como vc escreveu esta crítica social. Abraço

Henry Barros disse...

adorei o texto, gostei muito =]

Glen Pace / Falkner disse...

É um texto muito acusatório e tem muito senso comum na composição, não leva em consideração o estado individual das pessoas.
Apesar de não ter me agradado de todo, a meu quesito, é um bom texto e é agradável de se ler. (:

Michel de Oliveira disse...

Muito bom hein.
Realmente, as pessoas são muito acomodadas, querem que as coisas venham até elas, são poucas as pessoas que deixam de esperar e vão atrás.
Muitas escolhem o caminho mais fácil, mas nem sempre o mais fácil é o melhor.

Valew pelo comentário na minha matéria dos brasileiros naturalizados.
Talvez com eles o Brasil pudesse trazer o hexa mesmo.

Acompanha lá.
Estou te seguindo.
Se quiser pode me seguir também, eu agradeceria.

http://michelnosbastidores.blogspot.com/

Felipe disse...

metáfora mt boa q. Confesso que n li prestando muita atenção, mas, pelo que de pra perceber, está muito bom e divertido... Assuntos assim são sempre legais q. Ótimo texto (:

Realidade vs. Realismo disse...

adorei seu blog

Wander Shirukaya disse...

Valeu pela indicação cara. Perdoe a minha burrice (muito noob qto a selos e tal) como pego o selo para por no meu blog e onde devo indicar novos blogs? ;p


Depois pod apagar.

Papéis ONline disse...

olha eu fiquei muito sensível a tua poética tenho que vir aqui e melhor analisala como hoje estou só na propaganda

oiew o Papéis esta com seletiva para Poema, Contos e Crônicas, mande o seu e aproveite para se divulgar, também aproveite a visita e aprecie ou autores que já passaram por lá
http://papeisonline.blogspot.com/

Wander Shirukaya disse...

Ok,obg!
Nao se preocup q depois passo aqui para comentar alguns posts.^^

Alan Costa disse...

completo, com detalhes, bem organizado.
parabéns

yuri disse...

por isso q eu sempre pego a escada.

Marina disse...

by far um dos seus melhores textos - se não o melhor! você é meu orgulho!

socialmedia disse...

Parabés, ótimo poema.

jaka disse...

o teletransporte vai acabar com essa fila.

Caetano disse...

Texto inteligente, poema em forma de história , palavras bonitas e um ótimo vocabulário.

http://analisefc.blogspot.com/

Wendell Amaro disse...

Droga, esse tocou fundo, vivo minha vida toda esperando pelo elevador, antes por capricho, depois por preguiça e atualmente por estupidez . :(

(tá vendo ? podem haver sim pessoas que não sejam seus amigos, mas há pessoas que pretigiam seu blog, e você provavelmente faz isso,fazendo, cria algo parecido com amizade . ;D)

Continue, muito bom teu blog, seguindo .

http://enorah.blogspot.com/

Henrique Alvez disse...

Muito bom, pra variar :D

Faz pensar que precisamos entender de que não se trata de esperar que nos ascendam... Podemos acordar de nosso cansaço e pegar uma escada, construindo passo a passo o caminho para nosso objetivo

abraço.