17 de janeiro de 2011

A Promessa do Dia 2

Olho para o ano que passou com olhar de anteontem.
Olho para as pessoas de anteontem com o olhar da semana passada.
Olho para a semana passada com o olhar construído no ano que passou.

Vejo no ano que passou pessoas arrependidas e dispostas a mudar.
Vejo na mudança causada por novos anos a mentira mais material.
Vejo mentiras materiais em todos os anos e em todas as viradas de ano.

Percebo que as viradas de ano psicografam emoções e as põem em pauta.
Percebo que emoções da virada são criadas pela imposição da mudança.
Percebo que a imposição da mudança em tempos artificiais é de extrema conveniência à virada do ano.

Confesso que deixo de acreditar por ora em felizes anos novos pois não os desejo confortável.
Confesso que não os desejo pois aprendi a ter na mudança o moralismo de sempre, e não adiá-lo ao último dia do ano.
Confesso que mudanças verdadeiras são pelo coração marcadas, e não aguardadas ao último instante de um ciclo impessoal.

Prometo que não prometo.

49 comentários:

Macaco Pipi disse...

sem promessas vivemos melhor!

Eliana disse...

Promessas foram feitas para não serem cumpridas... simples assim!

Ótimo texto!

Beijos!

CAMILA DE ARAUJO disse...

Deixei de fazer promessas ano após ano. Estabeleço metas para mim mesmo, não falo pros outros. Pra que fazer alarde com o que eu não vou cumprir? Prometo então não me calar!

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

Nina Aubasi disse...

'Promessas borram maquiagens, e comprimem estômagos...'

Lucas Adonai disse...

melhor prometer aquilo que temos certeza que poderemos cumprir!

Barbara Nonato disse...

Eu fiz isso: nada prometi pra ninguém e nem pra mim mesma nessa virada de ano. De repente agora as coisas pareçam mais simples, pareçam diferentes, sem as habituais (e chatas!) cobranças.
Muito bom texto, João!

Hozana Rodrigues disse...

Muito bom!
Parabéns.
Um ótimo post.
Sempre coisas estranhas passam na minha cabeça á chegado no ano novo.
Sempre prometemos, planejamos, mas na verdade, é apenas um dia que chegou após o outro e uma vida que continua.

Inez disse...

A virada do ano trás sempre novas esperanças de dias melhores, mas, as mudanças dependem unicamente das ações que fazemos para que elas aconteçam.

Led Franzoso disse...

Continue assim

BLoG do CHARQuE disse...

Eu prometo n prometer!!!


O melhor blog do meu .... Bairro!!!
http://blogdocharque.blogspot.com/ .

Confissões disse...

Nossa amei.. todos sempre estão dispostos a mudar no começo de um ano, mas com o passar dele percebem que a vida delas continua a mesma droga ://

Wagner Fonseca disse...

heeh...

promessas de fim de ano..nunca as faço...na verdade o que faço é pensar alto sobre as coisas que pdoerão dar certo e que quero tentar fazer...

no geral pouca coisa muda...

"prometo que não prometo"...ja disse isso também...rsrsrsr

www.wwfmorales.blogspot.com

Francorebel disse...

Olhe, perceba e coisa e tal... poema estiloso, bravo!

Abraços!

F.

Lucas Adonai disse...

olha eu aqui de novo
concordo com o comment.
Eu prometo jamais prometer.

Débora disse...

Gostei... prometo que não prometo!
É sempre a mesma coisa, as pessoas fazem promessas sem realmente sentir.
Um, abraço

Diego! disse...

Acreditar é um bom caminho!rs


Positividade!
http://ligeiramenteblase.blogspot.com/

JaaH. Valentim disse...

As promessas nunca funcionam, o melhor mesmo é deixar acontecer!

Belo texto. Gostei mesmo! :D


http://descubraaaa.blogspot.com/

O mundo de cada um disse...

Confesso que gostei do texto.

Harah Nahuz disse...

Você mostrou bem essa questão de mudança ser quase que imposta ,praticamente vendida no kit-natal-reveillon...E,de repente me lembrei da Bethânia cantando:
"Pra que pequenos vicíos,se o amor (leia -se vida,mu-dança) são fogos que explodem sem quaisquer artifícios?"
Promessa é dúvida,já dizia minha vó.Parabéns pela maturidade e a forma como expressou.
Seguindo e voltarei mais vezes :)

Affer disse...

Que texto feliz *--*

Wagner L. Moreno disse...

Adorei essa reflexão... e obrigado pelo comentário no INfocasa.
Aproveito para convidá-lo a ler minha coluna no blog da rádio SAFIRA: http://radiowebsafira.blogspot.com

E volte sempre ao Infocasa! Abraços
http://infocasa.blogspot.com

Marcel L. disse...

Eu parei com promessas ou pedidos, tudo acontecia de forma diferente.rs
Parabéns pelo blog.
abraço

Raoni Piagem disse...

Gostei do texto muito bem escritos

promessas fazemos todos os finais de anos

bia santos disse...

A gente reclama dos políticos que não cumprem o que prometem...

Mas não precisa ser político para prometer e não cumprir! Basta ser humano!

Joice disse...

Gostei muito! Consegui sentir...que é a melhor coisa ao se fazer leitura de poemas! Parabéns!! Vc é bem sensível :)

Passa no meu diário qnd quiser :)

Joice disse...

Gostei muito! Consegui sentir...que é a melhor coisa ao se fazer leitura de poemas! Parabéns!! Vc é bem sensível :)

Passa no meu diário qnd quiser :)

... disse...

E não é que no fundo é exatamente assim?

A necessidade e inquietação das atitudes que devemos tomar versus o medo do desconhecido: um ano que se inicia.

Resultando: sensação de incapacidade e para alguns estagnação rs

Parabéns pelo blog.

Beijos

Beijos

Victor Von Serran disse...

Prometo voltar...sempre....!!!!

Prometo sempre comentar...sempre !!!!


http://universovonserran.blogspot.com

Marcel Camp disse...

Pois é, rapaz... parece que somos todos - ou a maioria! - imposicionada por uma sociedade que já segue a cartilha sem ao menos refletir sobre NADA! Então, muitos vivem e reagem dessa forma como cada verso de seus estrofes dizem!!!

De forma ALIENADA, HIPÓCRITA e totalmente BANAL.

Abs,
www.vemaquinomeublog.blogspot.com

Davi Aurilio disse...

Coé cara sinistro seu blog '-'

Se puder da uma passada la no meu. Vo te seguir

http://quebranoz.blogspot.com/

Casillero del Kris disse...

eita... prometo que este ano eu paro de beber e estudo... rs

gostei do post


parabens

Lirouw disse...

Promessas foram feitas para não serem cumpridas... porque se elas forem feitas curtinhas dai cumprimos...rsrsrs

os manos loucos blogspot

Celso Tito disse...

"A melhor promessa é não se prometer nada" - Celso Tito

www.madeinromao.blogspot.com

Victor Von Serran disse...

Grande ampulha...sabe que admiro teu blog ne velho !


obrigado pelo comentario no meu blog...sempre que quiser será bem vindo

http://universovonserran.blogspot.com

twitter-@vonserran

Karla Hack dos Santos disse...

Mais uma bela composição sua!
Adoro como consegue ser fiel ao que acredita e ao seu estilo ...

nmuito bom!

;D

Duo Postal disse...

Estar sempre pronto para o futuro é bem melhor do que viver de promessas mundanas. Gostei de seu texto, ele é puro, verdadeiro e simples. Faça uma visita em meu blog, deixe seu comentário e se gostar, siga:

http://duo-postal.blogspot.com

Duo Postal disse...

Estar sempre pronto para o futuro é bem melhor do que viver de promessas mundanas. Gostei de seu texto, ele é puro, verdadeiro e simples. Faça uma visita em meu blog, deixe seu comentário e se gostar, siga:

http://duo-postal.blogspot.com

Led disse...

Acho que já comentei nesse... hm, enfim... bonito texto poético.

Bob rootS (Os Botequeiros) disse...

seguindo vc vio segue agente lá.

http://osbotequeiros.blogspot.com/

Maria disse...

Hehe,gostei do seu blog,muito legal.;


Estou te seguindo,me segue tbm por favor?

trollagemvirtual.blogspot.com

Clube do Filme disse...

Gostei muito de sua postagem.. Bem escrito..

"Confesso que deixo de acreditar em felizes anos novos pois não os vejo confortável."

Acho que esse ano me senti um pouco assim...

V¡ии¡¢¡µs ツ disse...

melhor naum prometer o q naum cumpra! acesse

Site da NET | Portal de Novidades

Jeh Pagliai disse...

Infelizmente, a maioria das promessas que fazemos no inicio do ano, ou esquecemos ou não conseguimos cumprir até o final..

Beijinhos

---
www.jehjeh.com

Sandro Batista disse...

Um belo texto, e realmente as mudanças não ocorrem de um dia para outro... Não é simples, ao estourar dos fogos que anunciam o novo ano, as mudanças ocorrerem e pronto. Mas, pelo menos fica a esperança e a crença de que no ano novo, tudo mudará. Pior será quando essa lenda não mais existir, aí sim, nada vai mudar mesmo!

Truco ladrão disse...

noosss
profundo seus textos cara
faz a gente para pra pensa um poco,
o leitor se identifica com seus textos, fato!

parabéns aee ;D

TL! seeguindo seu blog ... :D

http://trucoladrao.blogspot.com/
http://trucoladrao.blogspot.com/
Londrina - PR

Millena Blogueira disse...

Sempre prometemos, mas não não conseguimos cumprir a metade das promessas.

Lucas Jaques (@garoto_forenze/@lucasamtlsp) disse...

O melhor é ñ prometer, eu sei que não é ético, mas é o mais fácil

KGeo disse...

ou tente cumprir meia promessa!

Jefferson Reis disse...

Você soube como concluir a poesia. Usou uma frase de efeito e tanto.